domingo, 15 de novembro de 2009

como guardá-las?

"Elas devem ser acondicionadas uma a uma, em caixas adequadas para jóias, ou em saquinhos de tecido ou plástico bem fechados, evitando a entrada de ar e luz, de modo a conservar o brilho das jóias"
A melhor embalagem para guardar jóias é individual: O primeiro passo é esquecer aquela imagem de um porta-jóias repleto de peças, umas sobre as outras. Elas devem ser acondicionadas uma a uma.
Com as jóias de prata pode acontecer uma mudança de cor com o decorrer do tempo. Este fenômeno é chamado de oxidação (escurecimento da jóia). É apenas uma camada externa e não afeta a sua qualidade, podendo ocorrer até mesmo com jóias que ficam nas vitrines, sem nunca terem sido usadas.

Várias peças uma sobre as outras num mesmo lugar, podem sofrer:
Oxidação: Peças de prata junto com outros metais escurecem mais rápido, e perdem o brilho.


Riscos, Arranhões ( por força do atrito).

Quebras ou perda de pedras em razão constante do atrito e manuseio descuidado das peças juntos.
É importante evitar guardar as jóias descuidadamente, como por exemplo: colocá-las soltas no porta-luvas do carro ou em bolsos, bolsas, largadas sobre o móvel do banheiro.......
Suas jóias não combinam com: perfumes, produtos de limpeza, higiene pessoal, cloro , produtos químicos em geral.




Portanto, não se deve tentar limpar peças com pasta de fogão, coca-cola, chás, álcool ou limpadores residenciais. Por mais que pareça funcionar o risco de danos é grande. Algumas manchas profundas podem exigir polimento profissional para serem extraídas.



Jóias em prata ou folheadas à prata sofrem oxidação naturalmente, portanto aconselhamos que sejam guardadas em local seco e ao abrigo da luz para que se prolongue por mais tempo sua cor e seu brilho natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário